logo


Exemplos de Tutoriais

 

 

  • Como transferir os seus livros em EPUB e PDF para um Ipad/Iphone/Ipod

     

    Este tutorial presume que o autor tenha o ibooks instalado no seu dispositivo móvel. O ibooks é o leitor de ebooks oficial da Apple. Caso ainda não o tenha instalado, aconselhamos que o faça através da app store, é gratuito.

     Sobre o Ibooks

    Descarregar o Ibooks na App Store

    •   Diretamente do nosso site para o ibooks

    A maneira mais rápida e simples de transferir os nossos livros para um ipad/phone é fazer o download do livro diretamente do dispositivo móvel para o ibooks1- Visite a Luso-Livros a partir do ipad/iphone/Ipod. Escolha um dos formatos do livro e pressione "download"

    Nota: O ibooks abre tanto ficheiros Epub's como Pdf's. Para dispositivos móveis recomendamos sempre o formato Epub porque o texto é fluido, o que significa que  é sempre otimizado para o tamanho do ecrã em que é utilizado, ao contrário do PDF em que o texto é estático e precisa de recorrer ao zoom para ler o texto, dependendo do tamanho do ecrã.

     2 - Pressione "Abrir com Ibooks"

     3 - O livro aparece na estante do Ibooks

     
    • Através do Itunes para o ipad/Iphone

    1 - Escolha um dos formatos e descarregue o ficheiro para o seu PC ou MAC

     

    2 - Conecte o ipad/Iphone ao seu PC ou MAC e espere que o Itunes abra

     

    3 - Arraste o ficheiro Epub para cima do ícone do dispositivo (onde diz: Dispositivos/(o nome desse dispositivo)/Livros)

     

    4 - Abra o Ibooks. O livro aparece na estante.

     

    Voltar ao Início

  • Como transferir os seus livros em EPUB e PDF para um dispositivo Android

     

    Este tutorial presume que o autor tenha um leitor de ebooks instalado no seu dispositivo Android. Apesar de não haver um leitor de ebooks oficial da Google, a loja "Google Play" (anteriormente conhecida como "Android Market") oferece várias opções gratuitas de aplicações para a leitura de ebooks. A nossa escolha e recomendação recai na app Aldiko que é, até ao momento, o mais popular e o melhor leitor de epub's para os dispositivos Android.

     Sobre o AldikoDescarregar o Aldiko na Google Play

     
    • Diretamente do nosso site para o Aldiko

    A maneira mais rápida e simples de transferir os nossos livros para um dispositivo Android é fazer o download do livro diretamente do dispositivo móvel para o Aldiko1 - Visite a Luso-Livros a partir do seu dispositivo Android. Escolha um dos formatos do livro e pressione "download"

    Nota: O Aldiko abre tanto ficheiros Epub's como Pdf's. Para dispositivos móveis recomendamos sempre o formato Epub porque o texto é fluido, o que significa que  é sempre otimizado para o tamanho do ecrã em que é utilizado, ao contrário do PDF em que o texto é estático e precisa de recorrer ao zoom para ler o texto, dependendo do tamanho do ecrã.

     2 - Através do ícone "Transferências" do menu das apps veja os downloads realizados e selecione o livro

     3 - Selecione "Importar para o Aldiko"

     4 - O livro aparece na estante do Aldiko

     
    • Através de um PC para o dispositivo Android

    1 - Conecte o dispositivo Android ao seu PC ou MAC e espere até que este seja detectado

     

    2 - Explore as pastas que se encontram dentro do dispositivo e locatize a que diga "Ebooks" (dependendo do dispositivo Android poderá ou não existir uma pasta com este nome. Na eventualidade de não existir use a pasta com o nome "Download")

     

    3 - Arraste o ficheiro Epub para cima da pasta "Ebooks"

     

    4 - A partir do dispositivo Android abra o Aldiko e no ecrã principal selecione o ícone "Arquivos"

     

    5 - Selecione o quadrado à frente da pasta "Ebooks" e, no menu que de seguida aparece, pressione "Importar para o Aldiko" (Todos o ficheiros epub ou pdf que estejam nessa pasta serão importados para o Aldiko).

     

    6 - O livro aparece na estante do Aldiko

    Voltar ao ìnicio

      

  • Como ter e organizar uma biblioteca de ebooks no seu PC ou MAC

    Este tutorial faz uso do programa freeware "Calibre", disponível para PC, Mac e Linux. O Calibre é um software gratuito e open source que organiza, guarda e gere e-books, suportando uma variedade de formatos. Ele também suporta a sincronização dos e-book para uma variedade dispositivos móveis e converte e-books para formatos diferentes.

     Sobre o CalibreDownload o Calibre (Para Pc, Mac ou Linux) 
    •  Adicionar um dos nossos livros no formato epub ao Calibre

      1 - Instale e abra o Calibre. Selecione "Add books".

     

    2 - Procure e selecione o livro que quer adicionar ao Calibre.

     

    3 - O livro é arquivado na biblioteca do Calibre e aparece na lista do ecrã principal.

     

    Nota: O Calibre é compatível com uma enorme variedade de documentos e o mesmo procedimento usado neste exemplo com o epub é aplicável a documentos Pdf, Doc, Rtf, Tex, Mobi e Html.

    • Modificar a apresentação de um livro no Calibre

     

    1 - Com um livro selecionado, presione "edit metadata".

     

    2 - Neste Menu pode alterar o nome do livro, o autor e, caso não tenha, adicionar uma capa.

     

    Voltar para cima

  • Como converter um documento para o formato Epub

    Este tutorial faz uso do programa freeware "Calibre", disponível para PC, Mac e Linux. Para saber mais sobre o Calibre leia o anterior tutorial sobre "Como ter e organizar uma biblioteca de ebooks no seu PC ou MAC".

     

    Converter um documento doc (Microsoft Word) para epub

     

    1 - Abra um documento ".doc" no Microsoft Word

     

    2 - Salve o documento Word como "Página Web filtrada". (Este procedimento é feito porque o Calibre não converte documentos ".doc" do Word por isso é preciso guardar o documento num formato que o Calibre aceite. O formato htm é a melhor opção).

     3 - Abra o Calibre. Selecione "Add books".

     

     4 - Selecione o ficheiro htm

     

    5 - O livro aparece no ecrã do Calibre.

     

    6 - Selecione "convert books"

     

    7 - No menu que surge siga os seguintes passos: 1º- Confirme que o Epub é o formato que irá converter; 2º- Acrescente os dados em falta (Título e Autor); 3º - Adicione uma capa para o livro se o desejar; 4º- Pressione o botão "OK"

     

    8 - Depois da conversão espere uns momentos e a capa do livro irá aparecer no ecrã principal do Calibre

     

    Nota: O mesmo procedimento para converter um documento para Epub pode ser usado para ficheiros text e html. O Calibre converte esses formatos directamente.

    • Converter um documento PDF para Epub

    Nota informativa: O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo que guarda a informação nele contida de um modo pictorial, de modo que o texto é nele apresentado de forma estática e dificilmente editável. Devido a isso, a conversão do Calibre para o formato Epub é feita transformado as páginas do PDF para imagens, e o texto apresentado tanto no Ibooks como no Aldiko não é fluido. Para transpor da melhor forma um livro em Pdf para o formato Epub é necessário converter primeiro o Pdf para outro formato, seja ele para um documento do Word ou para TXT.  Para isso é necessário recorrer a um programa de reconhecimento óptico de caracteres (OCR - optical character recognition) capaz de reconhecer as letras de uma imagem e de as transpor para um documento de texto editável.

    Apesar de haver várias tipos de software que poderão executar este tipo de acção, ainda não encontramos nenhum software de OCR gratuito, que achamos valer a pena recomendar. Até o encontrarmos, este tutorial ficará em stand-by. 

    Voltar para cima

      

  • Como modificar/alterar/editar um documento Epub

    Este tutorial faz uso do programa freeware "Sigil", disponível para PC e Mac. O Sigil é um software gratuito e open source que edita e-books em Epub.

    Sobre o Sigil

     Download o Sigil (Pc e Mac)  
    • Alterar o texto de um Epub

    1 - Instale e execute o "Sigil". Abra o documento Epub que pretende alterar.

    2 - Usando as ferramentas do Menu superior pode justificar o texto, inserir imagens ou outras funcionalidades ou pode editar ou acrescentar texto ao já existente, tal como num editor de texto normal.

    3 - Numa linha acima de cada capítulo insira "um marcador de capítulo"

    4 - Quando todos os capítulos tiverem um marcador escolha a opção "Splite at Chapters Markers", para que estes sejam separados em folhas diferentes. 

    5 - Tente organizar o livro dividindo os capítulos por páginas htm para uma boa apresentação do livro nos dispositivos móveis.

    Voltar para cima