logo


Porque é que só disponibilizam livros antigos e não mais recentes como “O senhor dos Anéis” a série “Harry Potter” ou a série “Twilight”, por exemplo?

Porque se o fizéssemos estaríamos a violar os direitos de autor que recaem sobre essas obras. Só podemos dispor gratuitamente, sem violação dos direitos autorais, as obras que estão em domínio público. Todas as obras que não se encontram em domínio público só são suscetíveis de ser mencionadas, analisadas ou comentadas, no seu todo ou em parte, por sites que não possuem os seus direito de venda, como é o nosso caso.
Para saberes mais sobre direitos autorais, visita a nossa página Sobre Direitos Autorais.

Porque é que não disponibilizam livros de domínio público de obras estrangeiras em Português como “Guerra e Paz” ou “Os Miseráveis”?

Gostaríamos muito mas como as traduções para português dessas obras também auferem de direitos autorais, só podemos disponibilizar as traduções que também já extinguiram os seus direitos autorais, o que dificulta e delimita a oferta. Mas faremos os possíveis para disponibilizar tantas quantas nos for legalmente possível.

E obras estrangeiras de domínio publico na sua língua original?

Não temos interesse em disponibilizar obras estrangeiras de domínio publico na sua língua materna porque a nossa intenção é disponibilizar e-books gratuitos somente em português. Se tens interesse em obras de domínio público na sua língua original existem inúmeros sites que as disponibilizam. Caso seja efetivamente esse o teu interesse recomendamos-te o Project Gutenberg que tem uma das maiores bibliotecas digitais on-line.

Têm noção de que o Project Gutenberg também disponibiliza muitas obras de autores portugueses?

Sim temos noção. Um bom número de obras que disponibilizamos neste site teve inclusive o Project Gutenberg como fonte e a razão da motivação do nosso trabalho deve-se em boa parte à razão da sua existência. Infelizmente, 97 por cento das obras em português do Project Gutenberg estão disponíveis apenas com a ortografia do ano em que as mesmas foram publicadas, o que dificulta e desmotiva muito a sua leitura. Na luso-livros disponibilizamos os e-books somente após fazermos uma revisão da obra para a sintaxe atual e de a formatarmos para ortografia corrente (de acordo com as regras do novo acordo ortográfico).

Têm intenções de disponibilizar também obras em domínio público de autores brasileiros e de outros países lusófonos?

Com certeza, mas a lista de e-books que temos para disponibilizar privilegia, por razões óbvias, as obras de autores portugueses por isso poderá demorar até disponibilizarmos obras de outros autores lusófonos. Por outro lado, temos também intenção de as disponibilizar em duas versões: uma na sua verão original e uma outra com uma revisão na sua grafia e sintaxe para proporcionar ao leitor português uma leitura mais cómoda – algo que também contribuirá para atrasar a sua disponibilização neste site. Ambas as versões serão formatadas e apresentadas de acordo com as regras do novo acordo ortográfico.

Já ouvi falar de “obras perdidas”, suscetíveis de estarem sob domínio público. O que são?

Entende-se por “obras perdidas” as publicações de editoras já extintas cujos autores já faleceram e são poucos conhecidos e que se desconhece a identidade de quem recai os direitos de autor. Essas obras não são de domínio público se ainda não prescreveram nos seus direitos autorais, no entanto, existem inúmeros sites, sobretudo norte-americanos, que disponibilizam gratuitamente este tipo de obras e cuja ação é “tolerada” quando se verifica que não há qualquer ganho económico nessa distribuição nem perda de benefícios para ninguém. Por nossa parte, poderemos, eventualmente, disponibilizar obras em situações análogas caso estejam reunidas as mesmas condições e se justificar o interesse, mas não temos nenhum livro desse género correntemente na nossa lista de livros a disponibilizar.

 

Porque é que não disponibilizam e-books no formato Word?

Para não facilitar a sua alteração. As obras são livres para serem distribuídas, copiadas e partilhadas e, de facto, até encorajamos a que isso ocorra. Mas gostaríamos que se mantivesse a sua formatação e apresentação que tanto tempo e trabalho nos custaram.

Porque é que não disponibilizam e-books nos formatos text e Mobi para serem usados no Kindle ou noutros e-readers?

Não disponibilizamos por meras razões estatísticas, uma vez que o kindle e outros e-readers, ao contrário de outros dispositivos móveis, nunca tiveram grande adesão em Portugal. Mas teremos muito gosto de disponibilizar esses formatos a pedidos individuais. Para tal, basta mandar um mail através da nossa página de contactos. Caso o número de solicitação se verifique ser significativo, então colocaremos à disposição esses respetivos formatos.

Não encontro nenhum livro publicado com as capas dos vossos e-books. Porquê?

Porque foram concebidas por nós. O design de uma capa de um livro, tal como qualquer outra criação artística, está sujeita ás regras dos direitos autorais. Na concepção do design das nossas capas tentamos igualmente não violar o principio dos direitos de autor usando imagens adquiridas por nós ou que já caducaram nos seus direitos autorais.

Tenho um livro da minha autoria que gostaria de ver distribuído gratuitamente ou vendido no vosso site. É possível?

Teremos muito gosto em tornar disponível para distribuição gratuita ou para venda (o critério é vosso) qualquer obra da vossa autoria. No entanto, só criaremos uma secção para esse efeito caso surjam pedidos suficientes que justifiquem a sua criação. Para pedidos dessa natureza contacta-nos enviando-nos mail através da nossa página de contactos.

Não sei como transferir os vossos ficheiros para o meu dispositivo móvel. Podem ajudar-me?

Para este tipo de ajuda consulta a nossa página de tutoriais.

Ir para cima