logo


Eça de Queirós Retrato2

Eça de Queirós, um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa. Foi um homem socialmente empenhado e ativo - além de escritor e ensaísta, foi também jornalista, epistológrafo e chegou mesmo a ocupar alguns cargos políticos. Notabilizou-se pela originalidade e riqueza do seu estilo e linguagem, nomeadamente pelo realismo descritivo e pela crítica social constantes nos seus romances mas, tal como o crítico literário, Jacinto Prado Coelho disse: "foi mais analista social do que psicólogo; ironizou Portugal porque muito o amava e o queria melhor."

Infância

De nome completo José Maria de Eça de Queirós nasceu a Novembro de 1845, numa casa na Praça do Almada, em Póvoa de Varzim, no centro da cidade. Curiosamente (e escandalosamente para aquela época), foi registado como sendo filho de mãe incógnita.

Praça do Alamada - Póvoa de Varzim

Praça do Alamada – Póvoa de Varzim

O seu pai, José Maria de Almeida de Teixeira de Queirós, nascido no Brasil e vindo para Portugal com um ano de idade, provinha de uma família de magistrados perseguidos pelos seus ideais liberais que defendiam uma doutrina constitucional.

Aos 20 anos, conhece a apaixona-se por D. Carolina Augusta Pereira de Eça, uma jovem de 18 anos, oriunda de uma família de militares de alta patente que repudiaram tal pretendente para a filha. Apesar disso, os jovens amantes mantiveram uma relação às escondidas e da sua relação proibida resultaria a gravidez de D. Carolina que fugiu de casa para que o filho nascesse afastado do escândalo social.

A particularidade de ter sido batizado como ‘filho natural de José Maria de Almeida de Teixeira de Queiroz e de mãe incógnita’, não era incomum na época. Acontecia em casos similares nos registos de batismo quando a mãe da criança pertencia a estratos sociais elevados e havia a necessidade de ocultar a sua identidade por interesse da família. Foi o pai que assumiu a paternidade e a responsabilidade pelo filho.

O pequeno Eça foi assim levado para a casa da sua madrinha, em Vila do Conde, onde permaneceu até aos quatro anos. Somente ao fim de quatro anos – curiosamente, seis dias depois da morte da avó de D. Carolina, que se dizia ser a grande opositora à sua união com José de Queirós – é que o jovem casal se casou, sem grande pompa.

Ao contrário do que seria de esperar, Eça de Queirós, não foi levado a viver com os pais após o matrimónio destes. A razão disto prende-se com o facto de ele ter sido concebido antes do casamento, sendo pois encarado como uma vergonha para um jovem casal recém-casado. Em consequência disso foi levado para casa dos seus avós paternos (na chamada casa de Verdemilho) em Aradas, Aveiro, onde foi entregue aos cuidados de uma ama e onde permaneceu até aos dez anos.

Praça D. Pedro V, Porto, no final do século XIX (actualmente Praça da Liberdade)

Praça D. Pedro V, Porto, no final do século XIX (actualmente Praça da Liberdade)

Em 1855, ano em que morreu a sua avó paterna – na altura já viúva – Eça, sem avós, acaba por ir viver com os pais e os seus quatro irmãos, no Porto.

A relação entre ele e os seus pais não se pode dizer normal. Eça tinha-se sentido até então como um filho adotivo e mesmo abandonado. As suas figuras paternais tinham sido até ali a sua ama e os avós paternos e tanto de uma parte como da outra, nunca chegou a haver aproximação de ternura entre eles. Talvez, por essa mesma razão, Eça foi internado pelos pais no Colégio da Lapa, no Porto, para aí efetuar os seus estudos secundário, e mesmo com os pais a morarem na mesma cidade, Eça optava sempre por passar as férias, não com estes, mas em casa de uma tia materna na rua da Cedofeita, ou então numa casa arrendada, na Póvoa de Varzim, quando era altura das férias de verão.

Muitos defendem que esta infância desprovida de ternura ou de apoio paternal, influenciou a obra de Eça.

Terminou os estudos no Colégio da Lapa em 1861. Tinha então 16 anos.

 

Juventude

Entrada da Universidade de Coimbra, com um jardim que hoje já não existe.

Entrada da Universidade de Coimbra, com um jardim que hoje já não existe.

Em 1861, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra por imposição do pai que estudara na mesma Universidade.

O pai de Eça, formado em Direito, conseguira obter a posição de magistrado, assumindo posteriormente as funções de juiz da Relação e do Supremo Tribunal de Lisboa, presidente do Tribunal do Comércio, deputado por Aveiro, fidalgo cavaleiro da Casa Real, par do Reino e do Concelho de Sua Majestade. Foi também, curiosamente, juiz instrutor do célebre processo de Camilo Castelo Branco e viria ser mais tarde amigo do famoso escritor por partilharem o mesmo interesse pela escrita e pela poesia.

Eça, tal como o pai, apresentou desde cedo um interesse pela literatura, e no meio académico encontrou muitos outros jovens intelectuais que partilhavam o mesmo interesse.

Num ambiente boémio da cidade universitária de Coimbra estes jovens reuniam-se para trocar ideias, livros e formas para renovar a vida política e cultural portuguesa, que estava a viver uma autêntica revolução social com a introdução dos novos meios de transportes ferroviários que traziam, todos os dias, novidades do centro da Europa, influenciando esta geração para novas ideologias e valores.

Eça_de_Queirós_c.1868

Eça de Queirós no tempo de estudante em Coimbra

Foi nesse grupo que Eça conheceu os futuros escritores e poetas, Teófilo Braga, Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro, Guilherme de Azevedo, Oliveira Martins, entre outros; mas sobretudo, foi aí que travou amizade com Antero de Quental, um jovem carismático a quem os membros do grupo chamavam de líder e que incentivou os restantes a seguir e a difundir as então recentes correntes ideológicas e literárias europeias: o Positivismo, o Socialismo e o Realismo-Naturalismo.

Esse grupo académico de Coimbra foi mais tarde apelidado de ‘Geração de 70’ e acabaria por deixar um marco profundo na história da literatura portuguesa.

Em 1865, o escritor romântico António Feliciano de Castilho, perante a vaga das novas composições poéticas e literárias que vinham desses jovens de Coimbra, decidiu escrever uma carta pública a censurar ‘um grupo de jovens de Coimbra’, que acusava de exibicionismo, de obscuridade propositada e de tratarem temas que nada tinham a ver com a poesia, acusava-os de ter também falta de bom senso e de bom gosto. Tal ação fez desencadear um movimento polémico de revolta e resposta por parte desses estudantes a que mais tarde se chamaria de ‘A Questão Coimbrã’ e que marcaria o início do movimento realista em Portugal, do qual Eça foi o mais exímio representante.

Estudantes em Coimbra com o respectivo traje académico.

Estudantes em Coimbra com o respectivo traje académico que, apesar de remontar ao século XVI, o actual modelo provêm das vestes burguesas do final do século XIX.

Os jovens estudantes, como reposta à carta, em vários folhetins e manifestações públicas, apontaram para as grandes transformações em curso, para a importância da missão dos poetas da época e de eles serem os arautos dos grandes problemas ideológicos da atualidade, ao mesmo tempo que ridicularizavam a futilidade e insignificância da poesia de Castilho e de toda a ‘Escola do Elogio Mútuo’; ou seja, o exagero caduco e balofo do estilo ultra-romântico e dos seus escritores que passavam o tempo a elogiar-se mutuamente.

Seguiram-se intervenções de uma parte e de outra, envolvendo escritores como Camilo Castelo Branco que atacava com sarcasmo a nova geração literária; e Antero Quental, que ridicularizava e insultava a geração de escritores românticos. O confronto atingiu proporções tão mirabolantes que chegou a haver um confronto de esgrima em praça pública entre Antero Quental e Ramalho Ortigão que, apesar de pertencer ao mesmo grupo, achou que o amigo havia exagerado nas ofensas a António Castilho; um homem idoso e incapacitado pela cegueira.

No meio desta polémica Eça de Queirós preferiu manter-se afastado, muito provavelmente por temor ao pai, amigo de Camilo Castelo Branco e ele mesmo escritor romântico. Reservou-se pois das primeiras polémicas da Geração de 70, sem participar ativamente e agindo apenas como mero observador, embora tenha mais tarde sido um dos seus membros mais ativos.

Apesar disso, foi nesta altura que, incitado por Antero de Quental, Eça passou a escrever folhetins dominicais para o jornal ‘Gazeta de Portugal’ que constituem os seus primeiros trabalhos escritos e que já eram indicadores de uma nova estilística imaginativa. Esses textos e narrativas seriam mais tarde publicados num volume intitulado ‘Prosas Bárbaras’. A sua colaboração para o ‘Gazeta de Portugal’ acabaria por influenciar Eça, dando-lhe o gosto pelo jornalismo crítico, ramo que nunca mais abandonaria completamente pois acabaria por ser colaborador em vários jornais e a escrever esporadicamente folhetins, crónicas e contos, durante toda a sua vida.

Em 1866 termina o curso de Direito. Contava então com 21 anos.

Em Adulto

Terminada a Licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra Eça fixou-se em Lisboa, exercendo simultaneamente as profissões de advocacia e de jornalismo.

Um ano depois de sair da Universidade funda o periódico ‘O Distrito de Évora’, no qual inicia a sua experiência jornalística como diretor e redator.

Neste jornal, no nº 1, do dia 6 de Janeiro de 1867, Eça apresenta um conjunto de afirmações teóricas, que podem indiciar uma teorização da atividade jornalística moderna:

“É o grande dever do jornalismo fazer conhecer o estado das coisas públicas, ensinar ao povo os seus direitos e as garantias da sua segurança, estar atento às atitudes que toma a política estrangeira, protestar com justa violência contra os actos culposos, frouxos, nocivos, velar pelo poder interior da pátria, pela grandeza moral, intelectual e material em presença de outras nações, pelo progresso que fazem os espíritos, pela conservação da justiça, pelo respeito do direito, da família, do trabalho, pelo melhoramento das classes infelizes.”

O jornal teve algum relativo sucesso, embora as edições tenham durado apenas alguns anos.

Inauguração do Canal do Suez a 17 novembro de 1869. Quadro de Edouard Riou.

Inauguração do Canal do Suez a 17 novembro de 1869. Quadro de Edouard Riou.

Em 1869, é convidado pelo jornal ‘Diário Nacional’ para ser correspondente e ir assistir à histórica inauguração do Canal do Suez no Egipto. Eça aceita e faz a viagem na companhia de um amigo da família: D. Luís de Castro, 5.º conde de Resende, General das forças armadas e irmão daquela que seria a sua futura mulher – D. Emília de Castro. Graças à companhia do conde, Eça chega a ser referenciado por um dos jornais do Cairo no qual diz: «Le Comte de Rezende, grand amiral de Portugal et chevalier de Queirós».

Depois da inauguração Eça aproveitou para visitar a Palestina, numa viagem decorrida em seis semanas e cujas notas de viagem serviram mais tarde para escrever ‘A Relíquia’, no qual o protagonista, Teodorico, faz uma viagem a Jerusalém.

Voltando a Portugal e a Lisboa, Eça de Queirós entra, a convite do seu amigo Antero de Quental, para um grupo informal de intelectuais de Lisboa que se reuniam aos serões, em casas de particulares, para debater, em tertúlias e saraus, ideias e assuntos que iam da política às artes, da sociedade às ciências. Este grupo tinha a autodenominação de ‘Cenáculo’ – palavra latina que significa ‘jantar’ e é o termo usado para o sítio ou local onde ocorreu a Última Ceia – e foi uma fonte de grande inspiração e alusão a muitos dos temas e episódios que se encontram nas obras de Eça.

O grupo era formado essencialmente pelo mesmo grupo de estudantes de Coimbra que tinham participado na chamada ‘A Questão Coimbrã’, acrescentando uns elementos e perdendo outros, mas mantendo assim a continuação do grupo em Lisboa,

Num primeiro momento, o Cenáculo assentava mais na boémia estudantil que na reflexão séria. Era uma tertúlia sobretudo anárquica em que se insultava todas as instituições da sociedade portuguesa da Regeneração, contra os seus bacharéis, os seus ministros, os seus escritores, mas também contra tudo em geral, até contra Deus e o Universo. Era acima de tudo uma ‘Boémia feroz’ ruidosa, tumultuosa e adolescente.

Foi nessa altura que o grupo inventou uma personagem em conjunto, denominado de ‘poeta satânico’, à maneira de Baudelaire, chamado Carlos Fradique Mendes, e que lhe produziram um livro chamado ‘Poemas do Macadame’ que chegou a ser publicado. Este poeta fictício era um personagem exótico, culto, viajado, sempre a par das novidades da ciência, excêntrico e irreverente. Eça de Queiroz gostou tanto da personagem que acabaria por criar, mais tarde, uma obra só da sua autoria, com ele, chamada ‘Correspondência de Fradique Mendes’, que servia para ‘espicaçar’ a moral burguesa e bem comportada, com as suas atitudes de provocação.

Alguns membros da chamada "Geração de 70"(1870). Eça é o 2º a contar da direita para a esquerda.

Alguns membros da chamada “Geração de 70″(1870). Eça é o 2º a contar da direita para a esquerda.

Num segundo momento, Antero de Quental, tal como já o fazia em Coimbra, tomou para si as rédeas do grupo e veio pôr uma certa ordem naquela boémia de tiradas líricas e ditos espirituosos e noitadas ruidosas. Este poeta, que todos reconheciam o carisma, contagiou o grupo com a paixão pelas ideias revolucionárias do filósofo francês Proudhon, pelo reformismo social, pela Sociologia e pela discussão séria sobre a Metafísica.

Foi no seio do Cenáculo, liderado por Antero de Quental, líder capaz de encaminhar as forças desses jovens intelectuais, que surgiu o projeto de expor ao público aquilo que eles discutiam em privado.

Assim, a 18 de maio de 1971 apareceu no jornal ‘A Revolução de Setembro’, as assinaturas destes jovens escritores, incluindo Eça de Queirós, a assinar um manifesto que aponta as intenções de “refletir sobre as mudanças políticas e sociais que o mundo sofria, de investigar a sociedade como ela é e como deverá vir a ser, de estudar todas as ideias novas do século e todas as correntes do século.”

Estes jovens escritores diziam “recusar que Portugal continue mouco às novas ideias que circulam na Europa.” e visavam assim “abrir uma tribuna onde tenham voz as ideias e os trabalhos que caracterizam este movimento do século, preocupando-nos sobretudo com a transformação social, moral e política dos povos; ligar Portugal com o movimento moderno, fazendo-o assim nutrir-se dos elementos vitais de que vive a sociedade civilizada, procurar adquirir a consciência dos factos que nos rodeiam na Europa; agitar na opinião pública as grandes questões da Filosofia e da Ciência modernas; estudar as condições da transformação política, económica e religiosa da sociedade portuguesa”.

Eça por alturas das Conferências de Casino

Eça por alturas das Conferências de Casino

O manifesto passava ainda a divulgação de uma série de palestras que seriam realizadas no Casino Lisbonense, numa sala que os próprios tinham alugado. Esta série de palestras histórias tinham o nome de ‘Conferências Democráticas do Casino Lisbonense’ mas ficaram conhecidas simplesmente por ‘Conferências do Casino’ e foram elas que definiram definitivamente o grupo de escritores desta ‘Geração de 70’.

Eça de Queirós ficou encarregue de dar a 4º Conferência, realizada a 12 de Junho de 1871 e intitulada de ‘A Literatura Nova ou o Realismo como Nova Expressão de Arte’.

Nela, Eça, tendo como inspiração Proudhon e o aspeto programático do espírito revolucionário das conferências, salientou a necessidade de operar uma revolução na literatura, semelhante àquela que estava a ter lugar na política, na ciência e na vida social.

Disse ele:

“A revolução é um facto permanente, porque é manifestação concreta da lei natural de transformação constante, e uma teoria jurídica, pois obedece a um ideal, a uma ideia. É uma influência proudhoniana. O espírito revolucionário tem tendência a invadir todas as sociedades modernas, afirmando-se nas áreas científica, política e social. A revolução constitui uma forma, um mecanismo, um sistema, que também se preocupa com o princípio estético. O espírito da revolução procura o verdadeiro na ciência, o justo na consciência e o belo na arte.”

Posteriormente disse ainda sobre as Conferências, que “era a primeira vez que a Revolução, sob a sua forma científica, tinha em Portugal a sua tribuna”.

Quando se preparavam para a sexta conferência os participantes foram surpreendidos por um aviso das autoridades que ilegalizavam a realização das mesmas. As autoridades do Estado alegavam que “as preleções expõem e procuram sustentar doutrinas e proposições que atacam a religião e as instituições do Estado”. O que não era de todo infundamentado porque, apesar do Estado dizer-se ser Liberal, vivia-se numa Monarquia e o catolicismo era muito forte em Portugal. As Conferências veiculavam ideias que eram tidas por perigosas como a República, a Democracia e o Socialismo.

Eça de Queirós com Ramalho Ortigão

Eça de Queirós com Ramalho Ortigão

Perante a proibição e a censura, levantaram-se variados protestos. Choveram cartas publicadas em jornais e foram lavrados opúsculos de polémica entre os quais um famoso ataque de Antero com fortes insultos ao Marquês de Ávila e Bolama que tinha sido o autor da proibição.

A resposta de Eça a esta censura por parte da autoridade veio em parceria com outro jovem escritor do Cenáculo – Ramalho Ortigão; com quem Eça tinha feito amizade. Juntos, ainda nesse mesmo ano de 1871, iniciaram uma série de publicações mensais inspiradas nas ‘Les Guêpes’ do crítico, jornalista e novelista francês Alphonse Karr, a qual chamaram ‘As Farpas’. Estas eram uma série de folhetins mensais publicadas no ‘Diário de Notícias’ que satirizavam, ou ‘espicaçavam’, com muito humor à mistura, a imprensa e o jornalismo partidário ou banal; a política da Regeneração encabeçada pelo político Fontes Pereira de Melo, e todas as suas repercussões, não só a nível político mas também económico, cultural, social e até moral; a religião e a fé católica; a mentalidade vigente, com a segregação do papel social da mulher; a literatura romântica, falsa e hipócrita.

‘As Farpas’ tornaram-se pois, num novo e inovador conceito de jornalismo – o jornalismo de ideias, de crítica social e cultural que hoje são um painel jornalístico da sociedade portuguesa do final do século XIX.

Foi também com a parceria de Ramalho Ortigão que Eça escreveu ‘O Mistério da Estrada de Sintra’, publicado no Diário de Notícias, sob a forma folhetins semanais de modo a parecerem cartas anónimas reais e que provocaram o entusiasmo no publico. Definido pelos próprios de ‘o romance execrável’ foi depois editado em livro e tem a particularidade de ser a primeira narrativa de cariz policial da literatura portuguesa. Curiosamente, foi também usada a personagem fictícia de Carlos Fradique Mendes, criada inicialmente pelo grupo do Cenáculo.

Enquanto isso, o pai de Eça, perturbado com o envolvimento do filho num grupo dito ‘reacionário’, pressionara-o, um anos antes, a entrar para a administração pública a assumir a posição de administrador do Concelho de Leiria, com o intuito de o deixar ocupado; algo que não o absteve de participar nas ‘Conferências do Casino’ ou de colaborar nas ‘Farpas’. No entanto, no final do ano de 1971, a imposição e a responsabilidade do cargo que assumira obriga-o a mudar-se definitivamente para Leiria e a deixar Lisboa. Tinha Eça então 27 anos.

Maturidade Literária – 1º Fase

Leiria. Ilustração do final do século XIX.

Leiria. Ilustração do final do século XIX.

Foi na tranquilidade da cidade de Leiria, que Eça se instalou para assumir as responsabilidades de administrador do concelho.

A aparente pacata cidade teve um grande impacto na vida de Eça pois foi ali que Eça reuniu material para mais tarde escrever a sua obra mais controversa e uma das suas mais populares: ‘O Crime do Padre Amaro’; uma obra de denúncia social à hipocrisia da religião e uma crítica à sua influência na sociedade portuguesa.

Pode igualmente dizer-se que foi aí, ao ter que lidar com a realidade social que o cargo exigia e afastado dos meios burgueses e boémios da cidade lisboeta, que Eça ganha a capacidade de saber conjugar a ideia de literatura naturalista-realista com uma visão humanizadora e pungente da sociedade em geral, povoada de personagens do dia a dia e não apenas arquétipos, o que lhe deu um destaque face a outros escritores realistas e fez com que os seus romances fossem obras envolventes com críticas assertivas e não meras análises de estudo social.

Em 1973, por escolha e por influência familiar Eça abandona o cargo de Administrador do Concelho de Leiria e ingressa na carreira diplomática assumindo a posição de Cônsul de Portugal em Havana, Cuba.

O afastamento do meio português não o impediu de colaborar em jornais nacionais, como sempre fizera até então, com crónicas e contos, no entanto tomou para si a decisão de deixar de colaborar para as ‘Farpas’ uma vez que não podia acompanhar os acontecimentos sociais diários de que eram objetos de sátira os tais folhetins. Ramalho Ortigão continuaria sozinho esse trabalho durante dezassete anos.

Eça no início da sua actividade como Cônsul português.

Eça no início da sua actividade como Cônsul português.

Não tendo a sociedade portuguesa para analisar e criticar Eça vira-se para a sociedade Cubana.

Cuba era ainda na altura uma colónia espanhola em rebelião com Madrid. Muito do trabalho de Eça em Cuba prendeu-se na sua relação com os Chineses macaenses (Macau ainda era uma colónia Portuguesa na altura) que embarcavam em Macau para virem trabalhar nas fazendas de açúcar Cubanas.

Eça incutiu-se do dever de defesa dos chineses de Macau que eram explorados pelos fazendeiros nos contratos que faziam durante um período de oito anos, e que quase eram forçados a renovar. Eça insurge-se contra esta situação, o que transparece na correspondência que envia para Portugal e que refletem as impressões do escritor em relação aquela sociedade quase esclavagista.

Numa carta a Ramalho Ortigão Eça escreve sobre Cuba: “Mas o que não estou é condescendente com esta terra estúpida para onde vim, embrulhado num decreto, impelido por um tratado.”

Essa relação com os chineses em Cuba serviria de inspiração para o seu romance ‘O Mandarim’, escrita mais tarde, embora essa seja uma obra novelística recheada de elementos fantasiosos e não tanto de crítica social.

Ainda no ano de 1973, Eça embarca para os EUA e para o Canadá para cumprir uma diligência mandada instruir pelo Embaixador de Portugal naqueles países sobre as condições em que viviam os imigrantes portugueses em Nova Orleães e noutros núcleos da América do Norte. Nesta viagem, passou por Nova Iorque, Pittsburg, Lago Ontário, Montreal, Chicago, Filadélfia e o estado da Pensilvânia, dando as suas impressões destes locais em cartas que viriam mais tarde a ser publicadas.

Um anos mais tarde, um decreto do Ministério dos Negócios Estrangeiros transfere Eça para Inglaterra; primeiro para o Consulado de Newcastle e depois para o Consulado de Bristol; e é aí que Eça tem a fase mais produtiva de sua carreira literária.

NewCastle, Inglaterra, século XIX

Newcastle, Inglaterra, século XIX

Levando uma vida tranquila entre Inglaterra e Portugal, com um olhar crítico e distante, próprio de uma visão de quem está por fora, Eça consagrada a maior parte da sua obra romanesca, à crítica da vida social portuguesa. Nasce assim, para além daqueles que já foram nomeados: ‘A Tragédia da Rua das Flores’, romance construído a partir de uma notícia que dera num jornal lisboeta; ‘O Primo Basílio’, que é uma crítica á classe média portuguesa; e ainda ‘O Conde de Abranhos’, que é uma crítica à classe da antiga nobreza e política portuguesa.

Algumas destas e outras obras, umas completas, outras inacabadas, só seriam publicadas postumamente.

Eça, manteve também a sua atividade jornalística, publicando esporadicamente, no Diário de Notícias, a rubrica «Cartas de Inglaterra». Nelas espelha-se uma relação ambivalente entre Eça e Inglaterra: louvava as suas virtudes como nação poderosa e de forte carácter, mas tinha palavras duras e amargas para com as suas perfídias, sobretudo no domínio da política externa, e os defeitos e ridículos que via no seu povo. A sua atitude para com Portugal não era, afinal, muito diferente – uma relação de conflito, como se tem quando se ama mas se não pode deixar de ser justo e crítico.

Eça com a esposa, Emília na sua casa em Paris

Eça com a esposa, Emília na sua casa em Paris

Nos finais de 1885 Eça adoece gravemente e entra em profunda convalescença. Com o intuito de melhorar através de um melhor clima volta, por tempo indeterminado, a Portugal. É nesse período que estabelece uma relação amorosa com D. Maria Emília de Castro, uma senhora fidalga, irmã do Conde de Resende, seu amigo. Acabam ambos por casar-se no ano seguinte numa cerimónia muito sui generis pois Eça tinha então 40 anos e ela 29. Da sua relação resultaram quatro filhos.

Em 1888, tendo tido conhecimento do facto de que o Consulado de Paris iria vagar e com ansia de sair de Inglaterra, Eça escreve ao amigo Oliveira Martins, político de renome, pedindo-lhe para que seja escolhido para ocupar o lugar. Muda-se então, nesse mesmo ano, para Paris, com a mulher.

É também nesse mesmo ano que é publicado o romance ‘Os Maias’, considerado como a sua obra-prima. Tinha então Eça, 43 anos.

Maturidade Literária – 2º Fase

Eça em Paris

Eça nos jardins da sua casa em Paris

A obra ‘Os Maias’ marca uma fase de transição na vida de Eça e na visão da sua própria escrita. Eça vivia na altura uma crise de identidade debatendo-se com os ideais da sua juventude, o cumprimento dos mesmo e o propósito da sua escrita, algo que, curiosamente, não era exclusivo a si mas a vários escritores da sua geração que foram seus companheiros.

Em 1887, alguns dos antigos jovens escritores portugueses que formaram a Geração de 70 decidiram voltar-se a juntar num grupo informal e passaram a reunir-se periodicamente para jantares e convívios semanais no Café Tavares, no Hotel Bragança ou nas casas dos seus membros. Eça reunia-se a este grupo sempre que vinha a Portugal, ao qual denominava de ‘grupo jantante’.

Grupo "Os Vencidos da Vida",. Eça é o 2º da fila de baixo, a contar da esquerda para a direita.

Grupo “Os Vencidos da Vida”. Eça é o 2º da fila de baixo, a contar da esquerda para a direita.

O grupo assumia o carácter de uma sociedade exclusivista, congregando a maioria dos escritores, intelectuais e políticos que tinham tentado transformar culturalmente e socialmente o país e que, face ao percebido insucesso desse processo modernizador, canalizavam a sua frustração e desengano dos ideais revolucionários juvenis para um diletantismo elegante e irónico. Surgia assim a idealização vaga de uma aristocracia iluminada, contraponto o socialismo utópico que alguns deles antes tinham defendido. A eles mesmos chamaram-se de ‘Vencidos da Vida’, uma denominação que decorre claramente da renúncia dos membros do grupo às suas aspirações de juventude.

Este sentimento de desilusão é sentido muito pertinentemente no final da obra ‘Os Maias’, que no fundo é quase um reflexo, mais do que qualquer obra de Eça, da sua própria vida; daquilo que conheceu, daquilo que almejava e defendia enquanto jovem, e da constatação de que afinal de contas ele próprio era um ‘Vencido da Vida’.

Não é coincidência que ‘Os Maias’ é no fim de contas o último romance de carater naturalista-realista de Eça. Os posteriores romances, ‘A Ilustre Casa de Ramires’ e ‘A Cidade e as Serras’, já são obras que se afastam do realismo e da crítica à sociedade portuguesa da época, para darem lugar a uma postura de maior esperança nos valores humanos e à valorização dos valores do passado, ao mesmo tempo que abrem espaço para um certo otimismo em relação ao futuro.

Em função desta nova “mentalidade regeneradora”, Eça funda, em 1889, uma revista dirigida a partir de Paris, intitulada ‘Revista de Portugal’, desde logo encarada como um “projeto nacional”, onde se destilariam os pensamentos, as críticas e as opiniões dos ‘Vencidos da Vida’ e que ia “por si só pôr Portugal na cauda da Europa civilizada”. Eça escreveu sobre a mesma revista:

“Portugal é atualmente na Europa o único país que não possui uma REVISTA – uma publicação onde, além de se apresentarem criações da imaginação no Romance e na Poesia, resultados da investigação na Ciência e na História, trabalhos de Crítica Literária e de Crítica artística, se estudem, com desenvolvimento e adequada competência, os assuntos que genericamente se prendem com a Política, com a Economia, com as Instituições, com os Costumes, com todas as manifestações de um organismo social.”

Esta nova atividade incitada por Eça fez renascer e crescer entre os seus membros uma nova esperança de renovação politico-cultural na sociedade. Chegaram a julgar que se abria um novo ciclo político e a acreditarem que, por intermédio de um acrescido papel do novo rei D. Carlos e de uma nova política externa, liberta da velha aliança inglesa, se conseguiria debelar a crise provocada pelo regime oligárquico da Carta Constitucional que aos seus olhos se instalara.

Nesse contexto, Eça escreveu na “Revista de Portugal”, assim que o príncipe D. Carlos subiu ao trono: “O Rei surge como a única força que no País ainda vive e opera.”

Uma das últimas fotos dos “Vencidos da Vida”. Da esquerda para a direita: Eça de Queirós, Oliveira Martins, Antero de Quental, Ramalho Ortigão e Guerra Junqueiro.

Estas ações e publicidade dos “Vencidos da Vida” levou a que o nome suscitasse a troça de muitos dos novos intelectuais portugueses, resultado do misto de desdém e de inveja que sempre tem caracterizado o relacionamento entre os membros da intelectualidade portuguesa de diferentes gerações. Esse clima de ressentimento e troça em certos sectores da vida portuguesa, sobretudo a lisboeta, conduziu a que os seus membros fossem criticados e satirizados, exatamente como os “Vencidos da Vida” tinham satirizado a geração de escritores anterior. Sobre o tema, o dramaturgo Abel Botelho escreveu em 1892 uma peça cómica intitulada “Os Vencidos da Vida”, que acabou por ser proibida pela polícia, dada a violência da sátira e dos ataques pessoais nela contidos.

O descrédito do grupo fez com que a Revista de Eça terminasse as edições ao fim de 24 volumes, três anos depois de ter sido fundada, ao mesmo tempo que o grupo se ia dispersando até interromper definitivamente as atividades em 1894. Tinha Eça 49 anos.

No Fim de Vida

Eça nos últimos anos da sua vida

Eça nos últimos anos da sua vida

A Agosto de 1900 Eça fica acamado, resultado de uma doença incerta e nunca apurada que levaria à sua morte a 16 de Agosto de 1900. Eça morre na sua casa de Neuilly-sur-Seine, perto de Paris, na idade muito prematura de 55 anos.

A sua morte, apontada na altura como repentina e imprevisível foi alvo de muita especulação médica que ainda hoje se discute e intriga. Tecem-se considerações de ordem clínica, por vezes imbuídas de inerente subjectividade, com base em fragmentos da sua correspondência com amigos e familiares e em observações mais objetivas de alguns dos melhores autores da Geração de 70.

A evolução da sua doença, agravada progressivamente, é avaliada ao longo da diáspora que constituiu a sua vida. Eça viajava e trabalhava muito, alimentava recatadas mas ousadas aventuras amorosas, fumava, apreciava a boa mesa e saboreava longas noitadas, e parece que nem a família nem os amigos (médicos, alguns) se terão apercebido de alguma doença grave.

Para os médicos, tratar-se-ia de um cólon irritável (ou cólon espástico) e nunca adiantaram muito que, analisando e eliminando hipóteses, concluía com a possibilidade de um tumor maligno do corpo ou da cauda do pâncreas o ter levado à morte. Discute-se também o diagnóstico diferencial de uma síndroma de má absorção que teria afectado durante mais de vinte anos o romancista. Conclui-se admitindo a hipótese de Eça de Queiroz sofrer de uma arrastada doença inflamatória intestinal, provavelmente a doença de Crohn, e de ter sido vítima das suas complicações. Aflora-se também a possibilidade de existir uma relação desta sua doença crónica com o facto de algumas das suas obras ficarem inacabadas e só terem sido postumamente publicadas.

Fosse qual fosse a razão, o certo é que a sua morte inesperada deixou um profundo vazio entre os seus familiares e amigos que acorreram a homenageá-lo no funeral de Estado que recebeu as reverências cerimoniais próprias a um embaixador nacional de Portugal. O seu corpo foi depois sepultado em Santa Cruz do Douro.

Eça não chegaria a ver algumas das suas obras publicadas postumamente, pelo seu filho mais novo, como “A Capital” ou “Alves & Companhia” escritas ainda em Londres, para além de inúmeros contos, textos e carta e folhetins que escreveu durante a sua vida para jornais e amigos.

bio divider

Sobre o Autor

eça caricaturaA segunda metade do século XIX foi a época dourada do romance, sobretudo de um novo tipo de romance associado ao triunfo social da burguesia. Por toda a Europa os escritores passaram a descrever com espírito crítico e realista a nova sociedade capitalista movida pelo poder e pelo dinheiro, retratando facetas que deram, pela primeira vez, uma perspetiva ampla e real da psique humana sem os aforismo exagerados do romântismo

Eça de Queirós foi, sem dúvida, o nome mais representativo desse tipo de romance em Portugal. Como autor destacou-se pela originalidade e riqueza do seu estilo e da sua linguagem, nomeadamente pelo afastamento do estilo clássico, escrevendo de maneira mais simples, através de frases mais curtas, impactantes e com diferentes combinações de palavras menos rebuscadas.

Dono de uma língua feroz e de um humor cáustico, foi também um observador atento da sociedade do século XIX e, com a força das palavras, lutou contra aquilo que considerava ser “a ferrugem nacional” estabelecendo assim uma visão crítica da sociedade portuguesa.

Beneficiou por viver durante anos fora do país, o que lhe conferiu uma capacidade de análise da sociedade que não teria se a visse somente por dentro. No entanto, após criticar o que estava mal no país acabou, posteriormente, por encontrar esses mesmos defeitos no estrangeiro e deu por si a apelar a sentimentos nacionais no final da sua vida.

Devido a estas contrariedades temáticas nas suas obras a sua produção literária é comumente dividida em três fases.

Estátua de Eça, sendo inspirado por uma musa. Atualmente na Praça Barão da Quintela, em Lisboa

Estátua de Eça, sendo inspirado por uma musa. Atualmente na Praça Barão da Quintela, em Lisboa

Numa primeira fase encontramos um jovem autor ainda preso aos ideais românticos e ainda sem uma definição literária própria. São exemplos desta fase as obras “O mistério da Estrada de Sintra” e as “Prosas Bárbaras”.

Numa segunda fase encontramos o seu período mais prolifero em que se dá a consolidação das características realistas e nas quais se monta um amplo painel da sociedade portuguesa, retratando-a sob vários aspetos, criticando principalmente a decadência dos valores morais, a burguesia e o clero. São exemplos desta fase os romances “O Crime do Padre Amaro”, “O Primo Basílio” e “Os Maias”, entre outros.

Já numa terceira fase, Eça debruça-se sobre os valores tradicionais da vida portuguesa, com a existência humana e a vida campestre. São dessa fase as obras “A ilustre casa de Ramires” e “A cidade e as Serras”.

Apesar das contrariedades existentes nas diferentes fases da produção literária do autor, o facto é que a literatura e o romance em Portugal sofreram uma importantíssima renovação com Eça de Queirós, daí o culto entusiástico que ainda hoje é prestado ao genial romancista.

Foi o grande renovador do estilo literário português e que, para além disso soube emprestar maleabilidade, harmonia e riqueza rítmicas até então desconhecidas; não é pois exagero dizer-se que a escrita de Eça de Queirós modernizou a literatura portuguesa.

As suas obras já foram traduzidas para quase vinte línguas e os seus livros continuam ser ainda hoje publicados, cem anos depois da sua morte, com a mesma pertinência e beleza estilística que tinham aquando da sua primeira publicação.